Fundado em 1953, é uma entidade vinculada ao Sistema Fiepe, proporcionando às suas empresas associadas uma variada gama de serviços, dentre os quais se destacam, no âmbito do Estado de Pernambuco, a extensão dos serviços do Sesi, Senai e IEL aos associados não-industriais. Desde sua fundação, o Centro vem atuando com foco no desenvolvimento dos empreendimentos do Estado, notadamente das pequenas e médias empresas. Conta com uma equipe especializada, para atender de maneira personalizada as necessidades das empresas associadas.

O Ciepe, em casos específicos de ações coletivas, proporciona aos seus associados assistência nas áreas de tecnologia, economia, trabalhista, tributária e de investimento. Exerce, também, o papel de uma instituição articuladora, responsável pelo relacionamento com órgãos de fomento, nas áreas dos governos federal, estadual e municipal e com empresários de outros estados, ou do exterior. Tem assento em importantes conselhos, como são os casos do Condic e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

O Centro funciona, ainda, como uma central de informações sobre incentivos, linhas de créditos, proteção ambiental, legislação, investimentos e financiamento de projetos, além de exercer o papel de facilitador de negócios, nas ações desenvolvidas ao amparo dos programas Integração e Compre Certo. Em outros casos, o Ciepe, em parcerias e convênios, com outras entidades, participa de projetos e programas especiais, que tenham como objetivo o desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Pernambuco, com destaque para as pequenas e médias empresas.

O Ciepe marca presença, também, no interior do Estado, onde possui um Núcleo Regional, na cidade de Caruaru, que atua com o Escritório da Federação, naquela cidade, a fim de prestar assistência aos seus associados, na região do Agreste.